Skip to content

Dicas básicas para uma viagem inesquecível

A viagem, seja ela nacional ou internacional, gera muita expectativa na maioria das pessoas que acabam não tomando as precauções necessárias para que sua viagem seja inesquecível.

Confira algumas dicas básicas para sua viagem:

Documentos

Com antecedência ao embarque, verifique se está portando toda a documentação necessária para a viagem.

Sempre que viajar, leve cópia de sua documentação: carteira de identidade, voucher do hotel, passagens, documentos dos filhos, etc.

Nas viagens internacionais:  passaporte, garantia de compra de traveller checks, cartão de crédito, carta de confirmação do curso se for intercâmbio, confirmação da acomodação, voucher do hotel, etc.

Brasileiros menores de 18 anos, embarcando desacompanhados de seus pais, precisam apresentar autorização de viagem desacompanhada com firma reconhecida ou autorização judicial. Nas viagens internacionais mesmo com apenas um dos pais é necessário autorização judicial. Em caso de morte de um deles, o atestado de óbito deverá ser anexado a esta autorização, sendo Esta uma exigência da Polícia Federal do Brasil.

Acomodação

Carregue consigo sempre, um cartão do hotel onde está hospedado. Você poderá se perder na cidade e não saber sequer o nome do hotel. Geralmente você pode adquiri-lo na recepção do mesmo ou em seu próprio quarto.

Normalmente é exigida a apresentação da confirmação da acomodação contratada (voucher) na chegada.

Lembre-se de que o horário de entrada no hotel (check in) costuma ser, no mínimo às 14h. Há locais em que o check in só pode ser feito depois das 15h. Já o check out (saída) costuma ser perto de meio-dia.

Aeroporto

Para viagens nacionais procure chegar ao aeroporto com 1 hora e meia de antecedência. Já nas viagens internacionais procure chegar ao aeroporto com três horas de antecedência ao horário de embarque (4 horas durante períodos de alta estação). As companhias aéreas, principalmente as internacionais, fazem várias perguntas aos passageiros, para garantir a segurança e às vezes pede que sua bagagem seja aberta para fiscalização.

Reconfirme suas passagens com 72 horas de antecedência junto às companhias aéreas, para evitar imprevistos.

Bagagens danificadas devem ser reclamadas imediatamente a um funcionário da companhia aérea, antes de deixar o aeroporto.

Para viagens internacionais grávidas a 8 semanas do parto ou menos, precisam de atestado médico com autorização para viajar.

Todas as companhias aéreas dispõem de normas específicas de transporte de bagagem. Peso, tamanho e volume das mesmas diferem de companhia para companhia. Excesso de bagagem é taxado por quilo extra. Lembre-se de reservar alguns dólares para esta situação.

Reconfirme a franquia de bagagem das companhias aéreas, elas podem não serem as mesmas quando o roteiro incluir mais de um vôo.

Verifique o estado de suas malas. Caminhar em aeroportos pode ser um grande transtorno e esforço, se as mesmas não tiverem rodinhas ou se o aeroporto não oferecer carrinhos para o transporte.

Transporte de alimentos perecíveis, remédios restritos, armas, objetos pontiagudos, plantas, animais, artigos perigosos e de valor, obedecem à normas específicas de países e companhia aérea.

Transporte

Na cidade de destino procure se informar sobre o sistema de transporte existente na cidade e a segurança de cada um. Busque utilizar apenas os transportes oficiais reconhecidos pelos órgãos competentes.

Reserve sempre valores menores para a utilização de transportes de ônibus ou táxi nas suas viagens. Evite andar com grandes valores para não chamar a atenção de meliantes.

Saúde

Para viagens, principalmente com crianças, é importante levar alguns remédios de uso pessoal, medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar.

Nas viagens internacionais um item indispensável é o seguro saúde. Nunca viaje sem um plano de saúde com cobertura internacional (seguro de viagem). Agências de turismo e de intercâmbio oferecem este produto para todas as ocasiões.

Verifique sempre como deverá proceder em caso de necessidade (telefone de contato, reembolso, etc.).

Caso necessite levar medicação restrita ou específica, sugere-se que a receita médica acompanhe a mesma, preferencialmente traduzida para o idioma do país de destino ou pelo menos em inglês.

Check list

Use este check list para não se esquecer de nada antes de embarcar:

– Confira sempre a documentação necessária para a viagem

– Passagens

– Autorização de viagem para menores de 18 anos desacompanhados dos pais

– Voucher de hotel

– Voucher de aluguel de carro

– Guia turístico da cidade ou país de destino

– Identificação de bagagem, cadeados e bagagem de mão

– Remédios de uso pessoal: monte uma farmacinha com medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar. Lembre-se que medicamentos restritos devem ser acompanhados de receita médica.

Para viagens internacionais acrescente:

– Passaporte: verifique a data de validade

– Visto de entrada do país de destino: verifique a data de expiração

– Confirmações de curso e acomodação no caso de intercâmbio: fique atento a data de início

– Carteirinha de Seguro Saúde Internacional: leia a apólice e verifique os telefones de contato e de emergência

– Cartão de crédito, travel checks, moeda corrente do país: lembre-se de levar dinheiro trocado

– Roupas adequadas ao clima do país de destino

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: