Skip to content

Carnaval de BH desponta como um dos melhores do país

19/12/2016

Escolas de Samba, blocos caricatos, desfiles de corsos, encontro de blocos afro e os famosos blocos que arrastam multidões de pessoas pelas ruas de Belo Horizonte, com muita alegria, descontração e segurança. Não é a toa que o Carnaval de BH se tornou em poucos anos um dos destinos mais desejados do Brasil para aqueles que procuram cidades em que a folia reina.

carnaval-bh-baianas-ozadas-foto-ju-marinho

Bloco Baianas Ozadas: multidão toma conta das ruas em um carnaval sem corda, organizado e muito seguro – Foto Ju Marinho – Facebook Carnaval de BH

O Carnaval de BH retomou sua história e atratividade a partir de 2013 quando diversos blocos emergiram nos bairros para percorrer as ruas da cidade. O sucesso foi tão grande que de 2013 para 2016 o público presente nos dias de festa passou de 500 mil para 2 milhões de pessoas, o público que no início era formado apenas pelos habitantes de Belo Horizonte e região metropolitana passou a receber turistas do interior de Minas Gerais e de todo o Brasil.

Para o Diretor da D’Minas Turismo, Ricardo Campos, o Carnaval de BH hoje já é um produto turístico e que vem se consolidando. Segundo Campos, o carnaval surgi de forma espontânea entre os moradores, mas o sucesso e o número de pessoas presentes nos dias de folia, bem como a infraestrutura do evento e principalmente a tranquilidade e segurança tem atraído muitos visitantes de outros estados e até países. “É notório que outros destinos brasileiros amplamente consolidados como destinos de carnaval chamam ainda muito mais atenção, mas já apresentam problemas relacionados a segurança. O Carnaval de BH tem um perfil bem familiar, com as famílias nas ruas tomando conta do espaço público, um carnaval gratuito mas bem estruturado, com muitas opções para quem quer se divertir”, afirma o diretor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vantagens do Carnaval de BH

Além de um carnaval com perfil familiar e da segurança já citada por Ricardo, ele indica outras vantagens para que operadores e agentes possam ofertar o Carnaval de Belo Horizonte como um produto estruturado para seus clientes.

– Perfil do público: o carnaval de Belo Horizonte tem perfil familiar, gente bonita e tranquila que só quer brincar o carnaval com alegria.

– Seguro com pequeno número de ocorrências: pelo perfil familiar dos blocos, a atuação da polícia militar e trabalho realizado pelos próprios blocos, pode-se afirmar que o carnaval de Belo Horizonte é muito seguro, com baixo índice de ocorrências que se resumem a pequenos furtos.

– Baixo custo: por ser um carnaval sem cordas o destino Belo Horizonte já é vantajoso financeiramente para os foliões que visitam a cidade. A hotelaria é outro ponto de destaque, pois são ofertadas diárias com valores menores que os praticados durante outros períodos. Comparados com outros destinos da folia no Brasil, BH tem um excelente custo benefício.

Carnaval de Belo Horizonte atrai cada vez mais público. Índice de satisfação é alto - Foto: André Fossati

Carnaval de Belo Horizonte atrai cada vez mais público. Índice de satisfação é alto – Foto: André Fossati

– Variedade dos blocos: somente em 2016 foram 218 blocos de rua que saíram para brincar o carnaval  na cidade e alguns com temas bem específicos. Além da tradicional música baiana presente na maioria dos blocos, tem bloquinhos exclusivos para as crianças, bloco que só toca Jazz, bloco de músicas católicas e bloco de músicas evangélicas, uma variedade que atende a todos os públicos.

– Proximidade com outros destinos e atrativos: quem escolhe Belo Horizonte como destino para brincar o carnaval pode incluir em sua passagem pela cidade passeios bate e volta para conhecer cidades como Ouro Preto e Mariana e atrativos como o renomado Inhotim, maior museu de arte moderna a céu aberto do mundo.

Para finalizar Ricardo destaca a alegria e descontração presente no carnaval de BH: “O legal do carnaval de Belo Horizonte é que as pessoas estão se fantasiando, entrando na temática proposta pelos blocos, também usam as fantasias para realizar as tradicionais críticas sociais e políticas presentes em eventos públicos. O público com suas fantasias criativas levam cor, luz, alegria e descontração para as ruas da capital. Isso tudo faz que o carnaval seja cada vez mais um espaço de expressão e se torne muito singular para quem visita a cidade”, finaliza.

Venha para o Carnaval de Belo Horizonte com sua família e se surpreenda.

Pena de Pavão de Krishna: um dos tradicionais blocos de BH é inspirado na cultura indiana e tem o violino como um dos principais instrumentos musicais.

Pena de Pavão de Krishna: um dos tradicionais blocos de BH é inspirado na cultura indiana e tem o violino como um dos principais instrumentos musicais. – Foto Júlia Lanari

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: