Skip to content

Conjunto Moderno da Pampulha se torna Patrimônio da Humanidade

17/07/2016

Um conjunto que possui um Valor Universal Excepcional e que apresenta a síntese dos preceitos da arquitetura e das formas de viver anunciadas a partir da década 40, do Século XX. Assim foi considerado o Conjunto Moderno da Pampulha que se tornou em 17 de Julho de 2016 um Patrimônio da Humanidade, reconhecimento obtido junto a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o título inédito de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno. O título  valoriza esse marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e nacional. O complexo está situado em uma das regiões mais tradicionais de Belo Horizonte (MG) e é de grande significado para diversas gerações, no Brasil e no mundo.

Pampulha 2016_2 (3)

Conjunto Moderno da Pampulha: Patrimônio da Humanidade

A decisão aconteceu na 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, no Centro de Convenções de Istambul, Turquia, onde 22 países de todas as regiões do planeta avaliaram o reconhecimento desse patrimônio moderno brasileiro.

O Conjunto Moderno foi concebido com o objetivo de criar uma obra de arte total, integrando as peças artísticas aos edifícios e estes à paisagem, e conta com as obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetadas na década de 1940. O conjunto possui também jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx, painéis com azulejos do pintor Candido Portinari e esculturas de artistas renomados como Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Formado por uma paisagem que agrega quatro edifícios articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha é integrado pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), todos bens construídos entre 1942 e 1943.

Minas Gerais é o estado com mais Patrimônios Mundiais no Brasil

O Brasil conta hoje com o total de 19 bens culturais e naturais na lista de 1.031 bens reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial.  Com o Conjunto Moderno da Pampulha Minas Gerais é o estado brasileiro com mais bens mundiais reconhecidos pela Unesco, quatro no total. O conjunto Moderno da Pampulha se une aos demais bens culturais de Minas Gerais já reconhecidos, que são o  Centro Histórico de Ouro Preto (MG) – (1980), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (MG) – (1985) e o Centro Histórico de Diamantina (MG) – (1999).

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa,o Brasil tem muito a comemorar: “O Conjunto da Pampulha está na origem da produção arquitetônica e urbanística brasileira dentro do Movimento Moderno, e deve ser um bem compartilhado por toda a humanidade. Ao integrar a Pampulha à Lista do Patrimônio Mundial, a Unesco estará reconhecendo o conjunto como uma obra-prima do gênio criativo humano”, afirmou.

Para Ricardo Campos, Diretor Executivo da D’Minas Turismo, o reconhecimento do Conjunto Moderno da Pampulha coloca Belo Horizonte definitivamente dentro dos roteiros para brasileiros e estrangeiros que visitam Minas Gerais: “a cidade que já era uma ótima opção pela sua reconhecida gastronomia, pela qualidade em serviços turísticos, boas opções de hospedagens e também pela sua receptividade, agora tem um atrativo estrela com reconhecimento mundial, se tornando uma opção obrigatória para quem visita nosso estado. Estamos muito felizes com esta conquista que é motivo de orgulho para todos nós brasileiros”, finaliza.

Pampulha 2016_4 (684)

A riqueza dos detalhes e do gênio criativo de Niemeyer e outros artistas é reconhecida pela Unesco.

Visite com a D’Minas Turismo o Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Fonte: Fundação Municipal de Cultura / Iphan

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: