Skip to content

Santuário do Caraça: uma das 7 maravilhas da Estrada Real

19/02/2016

Pense num lugar fantástico para descansar, com muitas cachoeiras em seu entorno, com uma parte histórica e cultural rica e que te coloca em contato com um dos animais mais fascinantes da fauna brasileira: o lobo-guará. Este lugar existe, se chama Santuário do Caraça e está localizado a 120 km de Belo Horizonte.

Caraça (127)

O encontro com o Lobo-Guará é uma das experiências mais marcantes do Caraça

Situada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara em uma área de mais de 11 mil hectares de pura natureza o Santuário do Caraça é uma reserva particular de patrimônio natural propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão, uma instituição católica, da família Vicentina formada por Padres, Coirmãos, ex-alunos, pesquisadores e colaboradores. Assim este importante Patrimônio Cultural do Brasil é um centro de peregrinação, cultura, educação, turismo e ecologia. Não é a toa que o Santuário do Caraça foi eleito pela sua beleza e atrativos como uma das sete maravilhas da Estrada Real.

O Caraça foi inicialmente foi hospedagem para peregrinos, colégio e seminário para padres e teve o primeiro templo em estilo neogótico erguido no Brasil. Uma belíssima construção que ocorreu sem o uso de mão de obra escrava e com materiais da própria região, como pedra-sabão, mármore e quartzito. Os vitrais são franceses e o central foi doado por Dom Pedro II. A imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens também veio de Portugal e a igreja mantém ainda um órgão com 628 tubos e uma linda tela da Santa Ceia pintada em 1828 por um dos mais representativos artistas que Minas Gerais já teve: Mestre Ataíde. O altar principal guarda um presente do Papa Pio VI, o primeiro corpo de santo trazido para o Brasil, o de São Pio Mártir, um soldado romano que foi perseguido e morto por professar a fé cristã. Espiritualidade, cultura e arte estão presentes no Santuário do Caraça.

Caraça (78)

A Santa Ceia de Mestre Ataíde

Caraça (87)

Corpo do primeiro santo trazido para o Brasil: São Pio Mártir

Natureza é destaque

Além da espiritualidade do local, o Santuário do Caraça tem uma natureza fantástica formado pela área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, cercado pelas montanhas da Serra do Espinhaço e que coloca a disposição dos visitantes muitas trilhas (leves, moderadas e semi-pesadas), banhos de cachoeira e observação da natureza, sendo ideal para prática do birdwatching (observação de pássaros) e de espécies da fauna local.

O Caraça tem mais de 1.400 espécies de plantas e mais de 132 variedades de abelhas, 339 espécies de aves, sendo 71 endêmicas da Mata Atlântica 4 do Cerrado e 4 dos topos de montanha do Sudeste do Brasil, 5 variedades de primatas que se juntam a 66 espécies de mamíferos. É também considerado o melhor local para observação do lobo-guará.

Caraça (240)

Caraça é um dos excelentes locais em Minas Gerais para a prática do Birdwatching

Aliás o lobo tem destaque especial na visita ao Santuário do Caraça, a “hora do lobo” é esperada por todos os visitantes que aguardam no adro da igreja que o animal venha saborear o alimento disponibilizado pelos padres. Apesar do alimento, os animais não são domesticados e continuam livres na natureza e continuam caçando ratos, gambás e outros animais sendo monitorados pelos pesquisadores. E a chegada do lobo é uma experiência única, um animal exuberante, esguio, que chega ressabiado, mas que logo se sente a vontade para se alimentar frente aos visitantes boquiabertos.

Já as cachoeiras são cerca de 10 entre permanentes e temporárias, além de córregos, ribeirões e lagoas.

Até o nome do Santuário vem da natureza, existem duas hipóteses, uma é que Caraça seria o formato de um rosto humano na Serra do Espinhaço, ou seja, cara grande. Outra teoria diz que Caraça em Tupi-Guarani significa desfiladeiro ou bocaina, como é conhecido o vale entre dois picos locais.

Em sua passagem pelo Santuário em 1881 Dom Pedro II deixou registrado no Livro de Ouro do Caraça um resumo de sua experiência: “Só o Caraça paga toda viagem a Minas”. Agora só falta você visitar este lugar belíssimo que apesar da simplicidade e falta de acesso a modernidade (esqueça a televisão), te proporciona experiências únicas.

Caraça (92)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: