Skip to content

Gruta de Maquiné atrai turistas do mundo inteiro

29/06/2015

Minas Gerais é o berço da Espeleologia e da Paleontologia brasileira, um estado que soube preservar suas preciosidades naturais e que nas montanhas mineiras possui inúmeras aberturas por entre as rochas que são verdadeiros portais para o fascinante mundo das cavernas, abrigo das relíquias de nossos ancestrais que entre outros indícios deixaram nas paredes gravuras que nos remetem a tempos remotos. Uma das mais fascinantes Grutas abertas a visitação em Minas Gerais é a famosa Gruta de Maquiné que a cada ano atrae milhares de turistas de todo o mundo.

Gruta de Maquiné: beleza contruida pela natureza

Gruta de Maquiné: beleza construida pela natureza

A Gruta de Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, proprietário das terras da região, passando a ser explorada em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que em seguida mostrou ao mundo as belezas naturais do lugar. Foi na denominada Lapa Nova de Maquiné que Peter Lund descobriu pela primeira vez as ossadas fósseis, com destaque para o Tigre Dente de Sabre (Smilodon Populator) e a Preguiça Pequena (Nothrotherium Maquinensis).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Gruta possui um total de 7 salões abertos a visitação, somando 650 metros lineares e um desnível de 18 metros. Com sistema de iluminação e passarelas o passeio é bem seguro e possibilita os visitantes vislumbrar as maravilhas do lugar, sempre acompanhados de guias locais que repassam todas as informações e características do local.

A gruta é repleta de ornamentos naturais e apresenta um dos mais belos acervos de espeleotemas, formas resultantes da deposição da calcita e outros mineiras. Entre as principais forma encontradas estão as estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e bandeiras e represas de travertinos – Altitude de 720 metros. Uma das curiosidades da Gruta de Maquiné que mais chamam a atenção dos turistas são que as formações das rochas que lembram animais, cachoeiras, bailarina e até um órgão.

Formação nas rochas é semelhante a um boi e atrae a atenção dos visitantes

Formação nas rochas é semelhante a um boi e atrai a atenção dos visitantes

Formação da rocha que lembra um carneiro

Formação da rocha que lembra um carneiro e dá nome a um dos salões

Museu Gruta de Maquiné

Marco 5 do Projeto Rota das Grutas Peter Lund, O Museu Gruta de Maquiné é outro atrativo presente no local. Neste espaço interativo é possível conhecer um pouco da Flora e Fauna pesquisada pelo naturalista Peter Lund e pelo também pesquisador dinamarquês Eugenius Warming.

A Gruta de Maquiné é parte da Rota das Grutas Peter Lund e dos roteiros comercializados pela D’Minas Turismo que garante aos visitantes muita informação, novas descobertas e claro, uma pitada de aventura. Consulte-nos e agende sua visita.

Fonte: Circuito Turísticos das Grutas

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: