Skip to content

Rota das Grutas Peter Lund é opção de passeio em Minas Gerais

23/01/2015

Tradições, histórias e paisagens que inspiram a reflexão. Assim é a Rota das Grutas Peter Lund que passa a compor os roteiros ofertados pela D’Minas Turismo. Uma rota capaz de te levar as descobertas paleontológicas de Peter Lund, um dinamarquês que fez história no Brasil, a descobrir sobre a história do homem das Américas e de animais gigantes que dominaram a região em tempos remotos e a instigante descoberta de que homens e animais pré-históricos extintos conviveram no mesmo período. Uma rota que te leva a lindas grutas totalmente estruturadas para o turismo e que te coloca em contato com histórias de homens como Guimarães Rosa, um dos ícones da literatura e da poesia nacional, bem como de Chico Xavier que deixou uma história marcada pelo amor e ajuda ao próximo.

Rotas das Grutas

E são muitos os atrativos para que os visitantes possam curtir na Rota, passando por cidades como Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Codisburgo. A rota começa no incrível Museu de Ciências Naturais da Puc Minas em Belo Horizonte, espaço que guarda parte da história de Peter Lund e ajuda a atender seus estudos na região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Lagoa Santa está o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire – CAALE que abriga referências sobre o patrimônio arqueológico e informações sobre a pré-história local e regional. Na cidade a visita a linda Gruta da Lapinha, que está dentro do Parque Estadual do Sumidouro, é um dos destaques, mas Lagoa Santa tem outros atrativos como o Museu Peter Lund e o Museu Arqueológico da Lapinha. Ainda no Parque Estadual do Sumidouro encontra-se o Monumento Estadual Lapa Vermelha, local onde foi encontrada “Luzia”, o fóssil da mais antiga brasileira e que ajuda a desvendar a história do “Homem de Lagoa Santa”, um dos primeiros habitantes das Américas.

Gruta da Lapinha: um dos atrativos mais visitados da Rota das Grutas

Gruta da Lapinha: um dos atrativos mais visitados da Rota das Grutas

Veja outros destaques da Rota das Grutas em Lagoa Santa:

Já em Pedro Leopoldo a rota propõe outros grandes atrativos, como a Lagoa do Sumidouro, lindas pinturas rupestres e Casa do Bandeirante Fernão Dias. Pedro Leopoldo é ainda a terra natal do médium e escritor Chico Xavier e guarda lugares descritos em suas obras, como a Fazenda Modelo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Já em Matozinhos é possível conhecer outro local de estudos e descobertas de Peter Lund e que possui uma das mais impressionantes sequências de pinturas rupestres da região. Conhecida como a Lapa da Cerca Grande o local impressiona pela grande sequência de pinturas e pela nitidez das figuras. Vestígios das civilizações antigas que viveram na região.

Chegando em Sete Lagoas, marco importante da rota, está a Gruta Rei do Mato, uma das mais lindas do estado. Na cidade ainda é possível fazer um lindo passeio pela Serra de Santa Helena e também pelas lagoas da cidade.

A referência seguinte e ponto final da Rota das Grutas Peter Lund está Codisburgo, uma pequena e pacata cidade que guarda tesouros arqueológicos e também da literatura brasileira. Além da incrível Gruta de Maquiné que possui imensos salões e onde as rochas formam esculturas naturais a cidade abriga o Museu da Gruta de Maquiné, um espaço de muita interatividade para que o visitante possa interagir com a flora e fauna da região, pesquisada por Peter Lund e por Warming. Na cidade é possível visitar ainda o Zoológico de Pedra, uma praça com exemplo de animais encontrados por Peter Lund na região, como o Tigre Dente de Sabre e a Preguiça Gigante. A cidade de Cordisburgo é a ainda local de nascimento de um dos maiores escritores e poeta que o Brasil já teve, Guimarães Rosa. Na cidade é possível visitar a Casa Museu Guimarães Rosa e o Portal do Sertão, criado em homenagem ao escritor.

Gruta de Maquiné e seus grandes salões impressionam os visitantes

Gruta de Maquiné e seus grandes salões impressionam os visitantes

Este slideshow necessita de JavaScript.

D’Minas Turismo oferta passeios na região

A Rota das Grutas Peter Lund é fruto do trabalho de diversas secretarias do Estado de Minas Gerais, como a do Meio Ambiente, Turismo e Cultura. A D’Minas Turismo foi uma das convidadas para fazer parte do projeto e a agência que já comercializava passeios diários pela região criou pacotes para que os visitantes possam conhecer suas belezas, podendo ficar hospedados nas cidades visitadas, gerando comodidade e privilegiando o visitante que terá mais tempo para conhecer a região.

Para o Diretor Executivo da D’Minas Turismo, Ricardo Campos: “o visitante terá a oportunidade de conhecer a rica e instigante história dos primeiros homens que habitaram as Américas, saber mais sobre os animais pré-históricos e rica história de personagens como Peter Lund, Guimarães Rosa e Chico Xavier”, destaca.

Não tem como não ficar curioso para conhecer esta região repleta de história, cultura e arte. Venha conhecer a Rota das Grutas Peter Lund com a D’Minas Turismo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: