Skip to content

Congonhas: cidade símbolo de Minas Gerais

19/01/2015

Quem visita Minas Gerais já sabe que uma das cidades que não podem faltar no seu roteiro é Congonhas, cidade conhecida como símbolo de Minas Gerais por manter um dos maiores monumentos do barroco, o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, que mantém as famosas esculturas em tamanho real dos 12 profetas e visitado por milhares de turistas do Brasil e do mundo durante todo o ano.

Congonhas: cidade símbolo de Minas Gerais

Congonhas: cidade símbolo de Minas Gerais

Congonhas, cujo nome advém da planta Congonha, é uma cidade com mais de 300 anos de vida e que mantém além da importante arquitetura do período colonial, as tradições mineiras que acolhem tão bem os visitantes da cidade. Conhecida pelas festas religiosas, como a Semana Santa, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos e o Congado, a cidade recebe anualmente milhares de romeiros que se encantam com as ricas celebrações, repletas de cores, sabores e tradição.

Os principais atrativos de Congonhas são: Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, Museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.

Os Profetas de Aleijadinho feitos em pedra-sabão são destaque do santuário

Os Profetas de Aleijadinho feitos em pedra-sabão são destaque do santuário

Santuário de Bom Jesus de Matozinhos: patrimônio da humanidade

A cidade guarda um dos mais célebres monumentos históricos e artísticos do país: O Santuário Barroco de Bom Jesus de Matosinhos. Este belíssimo conjunto histórico é desde 1985 Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e um bem tombado pelo IPHAN. Construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX, por vários mestres, artesãos e pintores, como o Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde, é uma das maiores realizações do barroco brasileiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Formado pela Igreja e pelos 12 profetas de pedra-sabão em tamanho natural esculpidos no Adro do Santuário, as obras deixam encantados a todos que visitam o local, principalmente ao saber que Aleijadinho ao realizar com genialidade esta obra já era acometido por uma doença que atrofiava seus ossos e causava perda de seus membros.

O Santuário mantém também seis capelas conhecidas como Jardim dos Passos, que representa a Via Sacra e é composta por 66 belíssimas imagens em Cedro, também em tamanho natural, esculpidas por Aleijadinho. As pinturas das imagens lançam um profundo olhar que levam os visitantes a reflexão.

Via Sacra emociona a todos que visitam o Santuário

Via Sacra emociona a todos que visitam o Santuário

É por conta de sua importância histórica e cultural que a cidade dos profetas não pode faltar em seu roteiro de visita a Minas Gerais. E a D’Minas Turismo é claro tem as melhores opções para que você possa conhecer esta e outras maravilhas deste estado tão rico e tão intenso chamado Minas Gerais. Consulte-nos.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 19/01/2015 2:59 pm

    Eu moro super pertinho de Congonhas, mas até hoje não tive o a oportunidade e o prazer de conhecer essa cidade linda!
    Amei o post e as fotos.

    beijos

    fiamavsa.wordpress.com

    • dminasturismo permalink*
      19/01/2015 3:20 pm

      Pois então você agora já tem argumentos para visitar esta que é uma das cidades mais procuradas pelos nossos turistas.

      Obrigado pela visita.

      Um abraço,

      Equipe D’Minas Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: