Skip to content

Comida di Buteco: de Belo Horizonte para o Brasil

30/04/2012

Teve início em abril o já consagrado Concurso Comida di Buteco, conhecido como o maior concurso gastronômico do Brasil. O concurso que teve suas primeiras edições somente em Belo Horizonte exportou a tradição para várias cidades do país. Em 2012, o Comida di Buteco será realizado, simultaneamente, em 15 cidades: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora , Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro,  Salvador, São José do Rio Preto e Uberlândia. São Paulo será a décima sexta cidade a realizar o concurso este ano, mas com data inicial diferente das demais cidades. A estimativa é que cerca de 400 botecos vão participar em todo o Brasil.

O Comida di Buteco quer ajudar a divulgar um delicioso universo, os dos botecos espalhados pelo país, com sua gastronomia diferenciada, com bons tira-gostos, com preços acessíveis, com o atendimento informal sem que o profissionalismo seja comprometido. Comer bem sem complicação, num ambiente descontraído, integrado com o ambiente e com a vizinhança, repleto de gente bonita e feliz.

Concurso em Belo Horizonte já virou tradição

O concurso que teve início em abril e vai até o dia 13 de maio já virou uma tradição em Belo Horizonte sendo que a expectativa dos organizadores é de que 800 mil pessoas passem pelos 41 botecos participantes entre estreantes e veteranos no festival. Neste ano, o ingrediente principal dos pratos é o Queijo Minas.

Tendo o Queijo Minas como ingrediente principal os bares participantes capricham na originalidade dos pratos

Tendo o Queijo Minas como ingrediente principal os bares participantes capricham na originalidade dos pratos

Belo Horizonte que já conhecida como a capital dos botecos neste período do concurso os bares participantes ganham ainda mais visibilidade, se tornam um ponto de encontro com o sabor. O concurso se tornou tão importante que amigos organizam caravanas para percorrer os bares do circuito e saborear todos os pratos. O Comida di Buteco tem atraído também caravanas de outras cidades, além de muitos turistas, inclusive estrangeiros que vem saborear os pratos que estão cada vez mais criativos.

O Comida di Buteco ajuda a divulgar o delicioso universo dos bares de Belo Horizonte

O Comida di Buteco ajuda a divulgar o delicioso universo dos bares de Belo Horizonte

Participação feminina é destaque

Na 13ª edição do Comida di Buteco, não é difícil constatar uma realidade: as mulheres são a maioria nos botecos. Segundo levantamento dos últimos anos, 60% do público do concurso é composto pelas “botequeiras”. Elas não apenas dividem as mesas, como também estão pro trás de toda a produção dessas casas. Somente em 2012, três dos sete botecos que estréiam no circuito, são administrados pelas mulheres: Bar da Claudinha, Casa Velha e Recanto da Macaca. Com objetivos ousados, elas procuram trilhar o mesmo caminho do Bar da Cida e Bar da Lôra, comandados por mulheres e que já se sagraram campeãs em outras edições do Comida di Buteco.

Mulheres são destaque no concurso: presença maior do que a masculina

Mulheres são destaque no concurso: presença maior do que a masculina

Assim como nas edições anteriores, em 2012, mais uma vez o público feminino promete superar o masculino. Para Virgínia Costa, do Recanto da Macaca, esse cenário evidencia o crescimento e a independência das mulheres em vários aspectos, mas principalmente no fator socioeconômico.  “Elas sentam em mesas de cincos, setes mulheres e chegam nos seus próprios carros, muitas vezes não estão acompanhadas por homens. Pudemos perceber que muitas delas vem apenas para se divertir e bater papo”. Cida compartilha a opinião da colega e garante que no Bar da Cida, as mulheres também são maioria “Aqui, o grupo feminino foi bem maior do que o masculino, elas tem comparecido em grande número. Ganhadora do concurso em 2010, o Bar da Lôra é um dos exemplos de como as mulheres conquistaram seu espaço. Segundo “Lôra”, quando assumiu o negócio, em 2005, não existia nenhuma mulher a frente de botecos no Mercado Central. “Hoje somos duas, o que já é uma conquista.

Mulheres fazem sucesso também na gestão dos botecos

Mulheres fazem sucesso também na gestão dos botecos

Uma das estreantes no Comida di Buteco, Márcia Soares, da Casa Velha divide o mesmo pensamento e considera que o público feminino têm frequentado cada vez mais os botecos. “Já ficou claro que as mulheres gostam do Comida di Buteco e estão sempre atenta ao atendimento, qualidade dos pratos e também à limpeza,” conclui.

Exemplo claro do novo perfil de botequeiros é o Grupo das Meninas, formado por dez mulheres com idade entre 28 e 73 anos, que se reúnem sempre na 2ª quinta-feira de cada mês em um boteco de Belo Horizonte. O grupo surgiu em 2006 quando as fundadoras se perguntaram: “já que os homens se encontram pra jogar futebol, porque não podemos nos reunir para colocar a conversa em dia?”. Eunice de Freitas, 73, admite que as reuniões costumam ser uma das atrações mais prazerosas do mês. “A ideia central é ter um dia pra gente se encontrar, bater papo, conhecer os botecos de BH. No grupo existem mulheres que bebem e não bebem, o importante é se distrair. Temos algumas regras: no mês do Comida di Buteco, por exemplo, temos que ir num boteco que esteja participando do concurso”, explica.

Maria Eulália Araújo é uma das sócias e realizadoras do Comida di Buteco e confirma essa mudança. “Hoje 60% do público do Comida di Buteco é feminino. Não existe mais receio da mulher em se apropriar do ambiente dos botecos. Prova dessa quebra de preconceito, é que de alguns anos pra cá, surgiram movimentos como  confrarias femininas de cachaça e cerveja”, completa Maria Eulália.

O concurso termina no dia 13 de maio e o grande vencedor será anunciado na também tradicional Festa da Saideira, no dia 19, com shows de Nando Reis, Monobloco e Aline Calixto.

Fonte e Fotos: Comida di Buteco e Pessoa Comunicação

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: