Skip to content

Mais uma pérola de Mariana: o Museu da Música

30/03/2012

Minas Gerais além de guardar as principais e mais lindas cidades históricas do país, possui outros atrativos exclusivos e de grande importância para a história e para a cultura nacional. E a linda cidade de Mariana é palco de mais um destes atrativos: o Museu da Música.

O Museu da Música da Arquidiocese de Mariana foi criado pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira na década de 1960, com a finalidade de abrigar documentos ligados à prática musical desde os primórdios da história da região. Hoje reúne o mais importante acervo latino-americano de música sacra manuscrita, sendo o único do gênero no país.

Desde o seu início, o Museu da Música destaca-se no cenário da cultura brasileira como uma das principais instituições devotadas à memória da música brasileira, o que vem se ampliando através da contínua ação da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana – FUNDARQ.

Compõem o espaço do Museu da Música a sala de acervos, em três níveis, com equipamentos adequados ao atendimento a pesquisadores e ao trabalho de conservação do acervo, a sala de exposições de longa duração, voltada ao público amplo, a sala destinada a exposições de curta duração, a sala multimeios, onde se realizam palestras, apresentações musicais e concertos, o salão para recepções e ampla área descoberta, para atividades ao ar livre.

Um rico acervo

O acervo do Museu da Música de Mariana compõe-se de documentos diversos, alguns dos quais remontam aos primórdios da Capitania de Minas Gerais e do Bispado de Mariana, no século XVIII, tais como os livros de cantochão, utilizados no serviço litúrgico catedralício e manuscritos musicais de obras de compositores já consagrados pela literatura musicológica, como José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1946?-1805), compositor e organista que atuou principalmente em Diamantina.

Museu da Música: Patrimônio da Humanidade pela Unesco - Foto: Internet

Museu da Música: Patrimônio da Humanidade pela Unesco - Foto: Internet

Além disso, o acervo contém também fontes musicais dos séculos XIX, como obras de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), compositor e organista marianense que desempenhou, entre outras, a função de Mestre de Capela da Catedral de Mariana, e do século XX, tais como acervos de bandas civis e música impressa de compositores brasileiros.

Além de documentação primária para a pesquisa acadêmica, o Museu da Música disponibiliza também uma série de publicações recentes realizadas a partir de sua documentação, através de projetos da FUNDARQ, e agora, em sua sede própria, oferece uma exposição de longa duração que traz informações sobre alguns dos documentos do acervo e sobre as publicações produzidas.

Museu da Musica é mais uma raridade da histórica Mariana - Foto: Internet

Museu da Musica é mais uma raridade da histórica Mariana - Foto: Internet

O Museu da Música também recebe acervos relacionados à música considerados de importância para a história da música e para o patrimônio musical brasileiro, passando por uma avaliação criteriosa, já que o foco do acervo seja preferencialmente a preservação de fontes musicais manuscritas dos séculos XVIII a XX.

O espaço é palco de intensas manifestações musicais, como concertos, atividades de formação, oficinas e de exposições permanentes.

Museu da Música de Mariana não se limita apenas a guardar as lembranças do passado, mas, quer preservar a linguagem universal da beleza e oferecer a todos a oportunidade de elevar o seu olhar ao alto e contemplar a beleza de Deus. Não é a toa que em 2011 o acervo do museu foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Na passagem por Mariana visite este incrível atrativo.

Fonte: Museu da Música de Mariana

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: