Skip to content

Casa dos Contos em Ouro Preto é pura história

26/02/2012

Para quem adentra ao centro histórico de Ouro Preto ela logo chama a atenção. A imponência e a altivez de mais um belo exemplar da arquitetura colonial do Séc. XVIII desperta olhares curiosos e atentos. Estamos falando da Casa dos Contos de Ouro Preto, um espaço de grande importância histórica, e que ao longo dos anos contou com diversas finalidades, como vamos ver a seguir.

Casa dos Contos: uma das mais belas construções de Ouro Preto - Foto: internet

Casa dos Contos: uma das mais belas construções de Ouro Preto - Foto: internet

Seu desenho foi feito pelo mestre Antônio de Souza Calheiros e foi pouso do poderoso João Rodrigues de Macedo, homem que adquiriu da Coroa Portuguesa o direito de cobrar vários impostos. Assim além de ser a ser residência do contratador era também espaço para a administração dos contratos.

O espaço foi também neste período o ponto de encontro da oligarquia de Vila Rica que se reunia para jogos de cartas e encontros sociais, inclusive Inácio de Alvarenga Peixoto, um dos Inconfidentes que também era amigo de João Rodrigues de Macedo. Mas após a abertura da Devassa de Vila Rica para apurar os fatos denunciados por Silvério dos Reis sobre as idéias libertárias da Inconfidência Mineira, a casa abrigou as tropas do Vice-Rei que foram enviadas para Minas.

A lateral da Casa dos Contos revela toda a sua imponência

A lateral da Casa dos Contos revela toda a sua imponência

Neste período a casa serviu também de prisão para os Inconfidentes até 18 de novembro de 1789, quando todos foram enviados para o Rio de Janeiro: Luís Vieira da Silva, Dr. José Álvares Maciel, Padre Rolim e o Dr. Cláudio Manoel da Costa, que faleceu na casa após alguns dias de prisão em circunstâncias duvidosas.

Com as dificuldades financeiras do contratador a Fazenda Federal se torna inquilina e o prédio então passa a ser chamado de Casa dos Contos, termo designado para repartições fazendárias portuguesas. Em 1803, com a falência do contratador a casa foi incorporada ao Erário Real e se torna também casa de fundição e posteriormente sede da Secretaria da Fazenda da Província de Minas Gerais. No século XX na casa funcionou o Correios e Telégrafos, a Caixa Econômica Federal e posteriormente a Prefeitura.

Casa dos Contos é hoje um dos museus mais visitados de Ouro Preto - Foto: Ezerberus - Multiply

Casa dos Contos é hoje um dos museus mais visitados de Ouro Preto - Foto: Ezerberus - Multiply

Em 1983 a casa foi restaurada e se transformou num museu que abriga hoje o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de uma galeria com exposição permanente de mobiliário e objetos dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e mostra numismática.

A Casa dos Contos é mais um dos grandes atrativos de Ouro Preto que você pode conferir com a D’Minas Turismo.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais – SETUR-MG

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: