Skip to content

Quer descansar? Turismo Rural em Minas Gerais

29/01/2012

A vida contemporânea não é fácil, muita correria no dia-a-dia e muito stress. São metas para cumprir, resultados para alcançar e a agenda sempre apertada. Chega um momento que queremos ter sossego, respirar um ar puro e curtir as belezas da natureza, ouvir o canto dos passarinhos, acompanhar a vida simples e desacelerada do campo e nos energizar para voltar aos desafios da vida moderna.

Se você sentiu que este é o seu caso então você deve correr para Minas Gerais o estado ideal para quem procura descansar, regiões onde o turista pode se sentir no mais puro ambiente do campo, sentindo os verdadeiros cheiros e sabores das vilas e fazendas mineiras. O melhor do turismo rural está em nosso estado que tem tradição de ter as mais encantadoras e confortáveis fazendas, sejam elas produtivas ou tradicionais.

As fazendas mineiras levam o visitante a acompanhar a vida desacelerada do campo

As fazendas mineiras levam o visitante a acompanhar a vida desacelerada do campo

O turismo rural em Minas Gerais é para aquelas pessoas que querem vivenciar além da hospitalidade mineira os causos, as lendas, as tradições, a gastronomia, os ofícios e tecnologias rurais.

Um exemplo são as cidades que compõem o Circuito Villas e Fazendas de Minas Gerais. Cercado por montanhas, onde tudo convida ao descanso e à contemplação, as cidades que compõem o circuito surgiram da disposição estratégica para abastecimento dos centros mineradores e da passagem das riquezas extraídas no estado no período colonial. Pela Estrada Real este período deixou como testemunhas incríveis fazendas centenárias.

Turismo Rural em Minas Gerais: atrativos diferenciados para garantir um bom descanso

Turismo Rural em Minas Gerais: atrativos diferenciados para garantir um bom descanso

Para quem procura o turismo rural a cidade de Santana dos Montes é uma das mais expressivas com suas fazendas adaptadas para a recepção de turistas. Visitar a cidade é a sensação de estar no século XVIII, época da sua fundação. A cidadezinha era uma das vilas que se formaram em volta das grandes fazendas que davam sustentação a Vila Rica, atual Ouro Preto. A tranqüilidade impera nas ruas de pedras da cidade, sendo que as charretes são mais comuns que os carros. Na cidade existem quatro hospedagens históricas luxuosas com mais de 100 anos e que hoje atendem os turistas com toda qualidade. Numa delas é possível caminhar e ler um livro embaixo de jabuticabeiras e buganvílias, rodeado de objetos de época e regionais, como carros de boi. Em outra um engenho d’água dentro de uma sala dá o tom da beleza destas construções em estilo colonial e outra conta com SPA, tratamento Ayurvédico e aulas de Yoga.

As criações de animais são sempre uma diversão para toda a família

As criações de animais são sempre uma diversão para toda a família

As fazendas de Minas Gerais reservam ainda ao visitante a oportunidade de realizar passeios de cavalo ou de charrete, de passear de pedalinho em lagos, de tirar o leite fresquinho da vaca e de se surpreender com a gastronomia regional, sempre a beira de um fogão de lenha.

Saborear um pão de queijo com um cafezinho quentinho, o leite puro e fresco tirado da vaca, as tradicionais quitandas ao pé do fogão de lenha, natureza exuberante, a tranqüilidade dos vilarejos e o conforto das vilas e fazendas de Minas Gerais são convidativos para quem quer descansar e escapar da agitação das grandes cidades.

Visite com a D’Minas Turismo e viva histórias inesquecíveis com a gente.

Fonte: Revista Folha do Turismo e Secretaria de Turismo de Minas Gerais – SETUR-MG  

Fotos: Fazenda Fonte Limpa  e Sérgio Mourão – Setur-MG e Fazendas Santa Marina

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: