Skip to content

Natureza e história em Catas Altas

29/01/2012

Minas Gerais é conhecida pelas suas vilas e vilarejos que mantém a vida e os costumes simples do povo da roça. Aos pés da Serra do Caraça a cidade de Catas Altas mantém uma paisagem bucólica, com suas casinhas simples e os muros feitos de Canga, mas não se engane, pois a cidade tem uma grande importância histórica, cultural e ecológica e merece a visita.

Catas Altas: paisagem tipicamente mineira

Catas Altas: paisagem tipicamente mineira

A cidade que fez parte do Ciclo do Ouro e da Estrada Real surgiu no final do século XVII  por volta de 1694 com a descoberta de ricas minas auríferas mais tardes denominadas de Catas Altas. Atribui-se a Domingos Borges a fundação do arraial em 1703 e a história de Catas Altas, assim como de diversas cidades mineiras, está relacionada com o ciclo da mineração no século XVIII.

O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam no alto dos morros. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração. No povoado, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes mais altas, isto é, se encontravam no alto da serra e por isso, a atual cidade ficou conhecida como Catas Altas. “O povo vendo que cada vez mais que o ouro estava diminuindo nos leitos dos rios e córregos, e com abundância nas partes altas, diziam: ‘as catas estão altas’, ‘as catas estão ficando em lugares mais altos’, ‘as catas estão em lugares de mais difícil acesso’.

Em Catas Altas a natureza é ponto forte da cidade que está aos pés da Serra do Caraça

Em Catas Altas a natureza é ponto forte da cidade que está aos pés da Serra do Caraça

A cidade tem uma série de atrativos históricos e naturais que merecem a sua visita. Entre as igrejas estão a Matriz de Nossa Senhora da Conceição tombada pelo IPHAN e que possui obras atribuídas a Aleijadinho, Mestre Ataíde, Francisco Vieira Servas e outros grandes artistas mineiros. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e as capelas de Nossa Senhora do Carmo ou Santa Quitéria e a de Bom Jesus de Matozinhos são outros destaques das construções do Século XVIII presentes na cidade.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição com obras atribuidas a Alejadinho e Mestre Ataíde

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição com obras atribuidas a Alejadinho e Mestre Ataíde

A cidade possui ainda um interessante chafariz e um curioso aqueduto conhecido como Bicame de Pedras, criado para levar água da serra para a lavagem do ouro extraído na região.

A região também é rica em atrativos naturais, com diversas cachoeiras, trilhas e picos que colocam o visitante em um contato intenso com a natureza. Entre as cachoeiras destacam-se a da Santa, a do Maquiné e a do Rio Valéria.  O povoado de Morro da água Quente, pertencente a Catas Altas tem outros atrativos, como a Cachoeira do Quebra Dedo e o Pico do Baiano.

Santuário do Caraça é outro atrativo da cidade: imperdível

Santuário do Caraça é outro atrativo da cidade: imperdível

Catas Altas é juntamente com Santa Bárbara guardiã do Santuário do Caraça, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o qual já foi matéria de nossa news , e que tem uma natureza exuberante, com várias cachoeiras, trilhas, picos e grutas, tudo em uma área de 11.233 hectares onde convivem os ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado. No Caraça é que acontece o conhecido encontro com o Lobo Guará, que vem se alimentar nas escadarias do santuário, possibilitando registros e uma experiência única para quem testemunha este grande momento. Além disso o local mantém um incrível complexo arquitetônico formado pelo Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o antigo colégio setecentista, por onde passaram personalidades importantes da História do Brasil, como os presidentes da República Afonso Pena e Arthur Bernardes.

Visitar Catas Altas é ideal para quem quer aliar o ecoturismo com o cultural. Conheça com a D’Minas Turismo.

Fonte: Prefeitura de Catas Altas  e Secretária de Turismo de Minas Gerais – Setur-MG

Fotos – Portal de Belo Horizonte

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: