Skip to content

Ciência e Conhecimento no Espaço TIM UFMG

29/01/2012

Já abordamos em matérias em nosso site e no nosso blog sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade e os diversos atrativos que tornam a estada em Belo Horizonte em uma viagem ao mundo do conhecimento, da história e da ciência.

Neste post vamos abordar sobre mais um dos atrativos do Circuito Cultural Praça da Liberdade,  o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, um empreendimento que tem como objetivo levar seu visitante ao mundo fascinante da ciência e do conhecimento. Com uma linguagem lúdica e interativa o prédio de 5 pavimentos traz a exposição “Demasiado Humano” abordando variados temas ligados ao conhecimento: origem do universo, o surgimento da espécie humana e o povoamento da terra, as cosmogonias, o papel da escrita, a globalização, os diálogos culturais, a diversidade linguística, o homem em relação à biodiversidade. A exposição se propõe a narrar os modos como nossa civilização vê e constrói o mundo, assumindo a perspectiva de que o conhecimento não é verdade eterna, mas um reflexo do homem que produz.

Espaço TIM UFMG instiga o conhecimento

Espaço TIM UFMG instiga o conhecimento

Assim, a viagem no espaço do conhecimento, desde o Aleph (pode o homem vislumbrar o universo?), passando pela busca das Origens, nas Vertentes da história, até as Águas da sabedoria, servirá à tentativa de descrever e ao exercício de questionar a aventura humana na Terra.

A interatividade leva o visitante a se conectar com a ciência e com o conhecimento

A interatividade leva o visitante a se conectar com a ciência e com o conhecimento

O espaço tem ainda um incrível planetário, um dos mais modernos do mundo e que leva a visitante ao espaço, seus mistérios e curiosidades. Com capacidade para 60 pessoas, é composto por um projetor Skymaster ZKP4 e um sistema de projeção digital Spacegate Duo, produzidos pela empresa alemã Carl Zeiss. Tais equipamentos permitem a projeção de imagens por meio de fibra ótica, que dá tratamento visual individualizado a cada uma das estrelas reproduzidas, dotando-as de maior brilho, nitidez e precisão. Os equipamentos, os mais avançados e inovadores do gênero, permitem ainda a transformação do planetário em um espaço multimídia, com ambiente de imersão total. Assim, a cúpula pode ser usada tanto para as tradicionais projeções astronômicas quanto como suporte para a projeção filmes em formato fulldome.

Planetário presente no espaço é um dos mais modernos do mundo

Planetário presente no espaço é um dos mais modernos do mundo

Não bastasse tanta informação bacana dentro do espaço TIM UFMG, o local mantém ainda um Terraço Astronômico que nas estações secas do ano (maio a agosto) é aberto para seções de observação do céu por meio de potentes telescópios.
Venha se surpreender no Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

Veja o vídeo com a visita virtual

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um conjunto de espaços culturais instalados nos antigos prédios administrativos do Governo do Estado de Minas Gerais, que cercam a Praça da Liberdade em Belo Horizonte. O Circuito reúne, arte, ciência, cultura popular, museus, centros de memória, salas de exposição e espetáculos, espaços para oficinas, cursos e lazer. Os prédios, construídos no final do século 19 e no início do século 20, a maioria em estilo neoclássico, foram totalmente restaurados e junto com a Praça da Liberdade, um dos símbolos da capital mineira, criam um novo espaço para o lazer e o turismo em Belo Horizonte.

Fotos: Daniel Mansur – Portal Belo Horizonte no Flickr

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: