Skip to content

Você já conhece o Memorial Minas Gerais da Vale?

30/09/2011

Belo Horizonte é a capital da cultura e da arte, cheia de atrativos para seus visitantes. Um destes espaços está localizado dentro do Circuito Cultural Praça da Liberdade: o Memorial Minas Gerais da Vale. O Memorial traz a alma e as tradições de Minas, contadas de forma interativa e contemporânea. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam o público do século XVII ao século XXI, contribuindo para que a história de Minas Gerais esteja cada vez mais presente na memória e no coração dos mineiros.

O histórico prédio agora abriga o Memorial Minas Gerais da Vale - Foto EM

O histórico prédio agora abriga o Memorial Minas Gerais da Vale - Foto EM

Formada por três pavimentos o histórico prédio da Secretaria de Finanças do Governo do Estado de Minas Gerais se transformou em um centro cultural com instalações interativas e que remontam a história de Minas Gerais e seus 853 municípios. Temas como política mineira, barroco e sua ligação com o profano, a literatura mineira, Estrada Real, nossos rios e todo o tradicionalismo da família mineira, são alguns dos atrativos que convidam os visitantes a interagirem e se emocionarem com toda a história, cultura e arte de Minas Gerais.

O primeiro pavimento é uma síntese da obra: transformar patrimônio cultural e histórico em experiências e emoções para o visitante. As mais variadas mídias se reúnem para mostrar a vida e a obra de artistas, símbolos de Minas Gerais. O visitante passeia pelos sertões de Guimarães Rosa, reflete sobre os temas que inspiraram Drummond, admira a “não arte” de Lygia Clark e compreende o trabalho que transcende a estética de Sebastião Salgado. Café Temático, Cyber Lounge, Mídiateca e sala para projetos educativos fazem do primeiro pavimento um lugar de convivência, de pesquisa e de lazer.

O memorial busca transformar o patrimônio cultural e histórico em experiências e emoções para os visitantes. Foto: Divulgação

O memorial busca transformar o patrimônio cultural e histórico em experiências e emoções para os visitantes. Foto: Divulgação

No segundo pavimento, as heranças históricas conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: a história do próprio prédio – local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte, as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, as expressões artísticas, a formação do povo mineiro, suas famílias e os homens públicos que conduziram Minas Gerais como unidade da federação.

O Panteão da Política Mineira é um dos destaques do Memorial Minas Gerais - Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O Panteão da Política Mineira é um dos destaques do Memorial Minas Gerais - Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O terceiro pavimento demonstra como a história de Minas Gerais e a história da mineração no Brasil são absolutamente ligadas. O terceiro pavimento do Memorial Minas Gerais – Vale torna os pontos em que elas se tocam em espaços de visitação, interação e aprendizado. No pavimento estão a Sala Vale, salas em homenagem às manifestações populares e folclóricas, ao Modernismo Mineiro e à riqueza do Vale do Jequitinhonha, além de espaços para espetáculos, cinema, performances e exposições de novos talentos de Minas.

Interatividade e inovação marcam os espaços do Memorial. Foto: Divulgação

Interatividade e inovação marcam os espaços do Memorial. Foto: Divulgação

Sem dúvida o Memorial da Vale é um dos espaços mais instigantes do Circuito Cultural Praça da Liberdade e que já recebe muitos visitantes nacionais e internacionais, mas que merece também a sua visita. Não é a toa que o atrativo acaba de ganhar como Novidade do Ano em Atrações no Prêmio Guia Brasil 2012, promovido pelo Guia Quatro Rodas.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é um conjunto de espaços culturais instalados nos antigos prédios administrativos do Governo do Estado de Minas Gerais, que cercam a Praça da Liberdade em Belo Horizonte. O Circuito reúne, arte, ciência, cultura popular, museus, centros de memória, salas de exposição e espetáculos, espaços para oficinas, cursos e lazer. Os prédios, construídos no final do século 19 e no início do século 20, a maioria em estilo neoclássico, foram totalmente restaurados e junto com a Praça da Liberdade, um dos símbolos da capital mineira, criam um novo espaço para o lazer e o turismo em Belo Horizonte.

Fonte: Memorial Minas Gerais – Vale

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: