Skip to content

Em Diamantina conheça a história de Chica da Silva

29/09/2011

Quem visita Diamantina tem a oportunidade de conhecer a história de uma das personagens mais famosas da época do Brasil colônia: Chica da Silva – a escrava que virou rainha.

Francisca da Silva de Oliveira, a famosa Chica da Silva, foi uma escrava alforriada, que viveu no arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII. Nascida em data incerta, entre os anos de 1731 e 1735, auge da febre dos diamantes no arraial do Tejuco, Chica da Silva levou uma vida próxima à das senhoras brancas da sociedade mineira de então.

Obra de Márcio Ávila demoninada 7 vezes Chica em exposição na Casa de Chica da Silva

Obra de Márcio Ávila demoninada 7 vezes Chica em exposição na Casa de Chica da Silva

Mulata formosa, prendada estéticamente, filha da negra Maria da Costa com o português Antônio Caetano de Sá, Chica nasceu escrava, fora propriedade do Padre Rolim, Inconfidente Mineiro, até ser alforriada por este, a pedido do novo Contratador de Diamantes, João Fernandes de Oliveira.

Chica da Silva mulata formosa que encantou o contratador e fez história

Chica da Silva mulata formosa que encantou o contratador e fez história

O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversas histórias e mitos.

Chica da Silva era amancebada com o homem mais famoso de Diamantina, o Contratador João Fernandes de Oliveira, com o qual teve 13 filhos. O Contratador já era um homem rico, dono de uma quadra inteira de casas no bairro do Chiado, em Portugal, e várias quintas. Por estas terras, e pelo cargo que ocupava, aumentou muito sua fortuna em que muitos diziam ser maior do que a do Rei de Portugal.

A escrava era semi analfabeta, mas tornou-se uma mulher riquíssima, freqüentava a Igreja carregada por escravos em Liteiras, com mucamas finamente bem vestidas e ornadas com jóias e Diamantes. Chegou a possuir mais de cem escravos, quantidade elevada mesmo para os padrões da elite branca.

Vista da casa em que viveu Chica da Silva

Vista da casa em que viveu Chica da Silva

O contratador João Fernandes construiu para Chica da Silva um Palácio com vinte e um cômodos, onde havia um jardim com plantas exóticas, cascatas artificiais. Como a Chica da Silva não conhecia o mar, João Fernandes mandou formar um lago artificial e construir um navio à vela, que navegava no lago transportando os convidados das grandes festas que oferecia à sociedade local. Essas festividades eram animadas por uma orquestra particular e pelas apresentações de teatro.

Detalhes da casa de Chica da Silva

Detalhes da casa de Chica da Silva

Entre as famosas histórias estão a que conta que uma vez, mandou arrancar todos os dentes de uma escrava que lhe servia, simplesmente porque o seu amante elogiou os dentes da dita escrava.

Outra história conta que o contratador desentendeu-se com os membros da Ordem Terceira do Carmo, que estavam a construir a Igreja do Carmo, tendo que arcar sozinho, com as despesas da construção, e foi assim que ordenou a construção da Torre mestre nos fundos da Igreja, para que sua amada pudesse freqüentar a Igreja, visto que, era Lei naquela época; os escravos, mesmo os alforriados, não poderiam ultrapassar a Torre da Igreja, deveriam assistir as missas do lado de fora da Igreja. Além da Torre nos fundos da Igreja, os altares laterais, o altar mor e a nave, foram pintados a Ouro e mandou construir um lindo e potente Órgão na entrada, movido a fole, com mais de 750 cânulas, confeccionado no Tijuco por um artífice Padre.

A igreja com a torre ao fundo construida para que Chica pudesse acompanhar as celebrações

A igreja com a torre ao fundo construida para que Chica pudesse acompanhar as celebrações

Alguns estudiosos desmistificam o mito e dizem que a ex-escrava viveu segundo os rígidos padrões morais e sociais da época. Mas todos este mistério que envolve a história de Chica da Silva a tornam ainda mais instigante.

A Casa de Chica da Silva

A Casa Chica da Silva figura entre os mais interessantes exemplares de edificação residencial do período colonial mineiro, estando sua história vinculada a própria história do Arraial do Tijuco na fase áurea da mineração do diamante. É de propriedade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, adquirido em 1984, tendo sido tombado em 1950.

Caminho para os fundos da casa de Chica da Silva

Caminho para os fundos da casa de Chica da Silva

A casa foi residência do desembargador João Fernandes de Oliveira (1720 – 1779), que nela viveu com a escrava Chica da Silva, provavelmente entre os anos de 1755 a 1770, quando era responsável pelos negócios de exploração diamantífera no antigo Arraial do Tijuco.

Aberta a visitação pública, apresenta um núcleo de exposição contendo informações históricas sobre a casa, sobre a escrava Chica da Silva e o desembargador João Fernandes de Oliveira. Apresenta ainda exposições temporárias.

Fonte: IPHAN e EHelpCarolina

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. silvana vebber permalink
    07/04/2012 6:04 am

    adoro , as histórias das mulheres brasileiras que ultrapassaram barreiras e preconceitos, tornando-se imortais e fazendo histórias.
    Silvana Vebber

    • dminasturismo permalink*
      16/04/2012 4:40 am

      Olá Silvana,

      Então você precisa conhecer a Casa de Chica da Silva e sua história em Diamantina.

      A D’Minas está a disposição.

      Obrigado por sua visita.

      Um abraço,

      Equipe D’Minas

  2. Andreia Ribeiro permalink
    19/08/2012 5:05 am

    Gostaria de visitar a casa da Chica da Silva e ver de perto detalhes q tanto admiro. Gostaria de ir em tds os lugares q chica e João Fernandes viveram em Diamantina, inclusive no túmulo dela, como faço? É possivel? Existe parentes da Chica hj em Diamantina? Fotos da verdadeira Francisca? Quero ver td q possivel for. Me ajudem a satisfazer minha admiração e curiosidades por essa historia. Obrigada.

    • dminasturismo permalink*
      04/10/2012 2:36 am

      Olá Andréia,

      Podemos montar um roteiro especial para que você possa conhecer um pouco mais da história de Chica da Silva.

      Vamos conversar?

      Um abraço,

      Equipe D’Minas

      • Andreia Ribeiro permalink
        24/10/2012 3:53 am

        Obrigada. Sim, sim, precisamos montar esse roteiro cautelosamente, p q Eu possa ver o máximo e ñ fuja do previsto. Como podemos conversar melhor? Estou mesmo mto interessada e preciso me organizar. Valeu. Andreia Ribeiro

      • dminasturismo permalink*
        06/11/2012 2:09 am

        Olá Andreia,

        Nos encaminhe mensagem por e-mail dminas@dminasturismo.com.br ou então visite nosso site http://www.dminasturismo.com.br que possui outras formas de contato. Vamos montar um roteiro com o perfil desejado e para que você possa se encantar com Diamantina e a história de Chica da Silva.

        Um abraço,

        Equipe D’Minas Turismo

  3. João Pedro permalink
    06/09/2012 6:22 pm

    QUANTO EO VALOR SOU DE TURMNALINA

    • dminasturismo permalink*
      04/10/2012 2:38 am

      Olá João Pedro,

      entre em contato para que possamos preparar um roteiro especial para você.

      Um abraço,

      Equipe D’Minas Turismo

  4. 31/10/2012 1:48 am

    Olá
    Estarei na cidade no feriado prolongado de 15, 16, 17 e 18 de novembro, gostaria de saber se há agencias de turismo fazendo o serviço de guia (cultural) na cidade? Obrigado

    • dminasturismo permalink*
      06/11/2012 2:17 am

      Na cidade de Diamantina tem guias locais e no hotel em que ficar eles poderão lhe indicar um bom guia. Se precisar de um receptivo e toda a comodidade para sua viagem a D’Minas está a sua disposição pelo http://www.dminasturismo.com.br

      Boa viagem e aproveite muito desta bela cidade.

      Equipe D’Minas Turismo

  5. Tiago Mingas De Oliveira permalink
    18/06/2014 6:08 am

    Nem sei por aonde começar….
    Sou Tiago Mingas, Sou Angolano.
    só quero dizer que Amei em ver as fotos da casa de Chica Da Silva…

    Agora Criei um dejeso, um sonho gostaria de conhecer a casa de Chica Da Silva gostaria de ver aonde viveu Chica, Amei a novela Amei a Historia de Chica da Silva….
    Hoje acredito e Creio que Chica Da Silva poderia ate ser Angolana, ou os seus parentes podem ate sido Angolanos….

    Sabendo nós que a Maior Parte dos escravos enviados no Brasil, Partiram de Angola…

    Quero Conhecer o Antigo Tijuco……….

    Abrigado por postarem as fotos gostaria de ver mais fotos, mais em Fim…

    • dminasturismo permalink*
      28/07/2014 7:23 pm

      Olá Tiago,

      Obrigado pelo seu depoimento e esta é nossa intenção, levar informações sobre os atrativos que podem ser visitados em Minas Gerais. Venha fazer uma visita a Diamantina com a D’Minas Turismo e conhecer a história e os principais atrativos ligados a Chica da Silva na cidade.

      Um abraço da Equipe da D’Minas Turismo

  6. Samuel Roni permalink
    24/08/2015 2:59 pm

    Gostaria de visitar a casa da Chica da Silva e ver de perto detalhes q tanto admiro. Gostaria de ir em tds os lugares q chica e João Fernandes viveram em Diamantina, inclusive no túmulo dela, como faço? É possivel? Existe parentes da Chica hj em Diamantina? Fotos da verdadeira Francisca? Quero ver td q possivel for. Me ajudem a satisfazer minha admiração e sonho e curiosidades por essa historia. Obrigado.
    RESPONDER
    Samuel Roni Espirito Santo Linhares meu Email professorsamuelecia@gmail.com

  7. 19/10/2015 7:49 pm

    sou louco pela historia de xica da silva amo essa mulher de paixaõ

  8. Humberto de Carvalho permalink
    23/01/2016 2:34 am

    Excelente trabalho, faço votos que dentro em breve poder conhecer esse belo museu.

    Um abraço

    Humberto de Carvalho.

    Luanda, Angola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: