Skip to content

Milho Verde: mais uma preciosidade do Espinhaço

20/06/2011

Cidade situada nas vertentes da Serra do Espinhaço, entre Diamantina e Serro, Milho Verde é uma pacata cidade mineira que além de guardar as tradições mineiras tem uma série de atrativos naturais que encantam quem a visita.

Em 1711 foi declarada vila pertencente ao arraial de Santo Antônio do Bom Retiro do Serro, atual cidade do Serro, mas somente em 9 de julho de 1868 foi elevada a distrito desta cidade. A cidade tem população de aproximadamente 1,4 mil habitantes e a economia é predominantemente turística. Milho Verde é um local de povo tranqüilo e receptivo, lugar para se contemplar belas paisagens e mergulhar em suas lindas cachoeiras.

Milho Verde: a história também se revela aqui

Milho Verde: a história também se revela aqui

A cidade guarda também atrativos curiosos, como a Caverna do Lajeado, a Serra dos Santos, além das tradicionais igrejas Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres.

Confira as principais cachoeiras de Milho Verde:

Cachoeira do Canela

É uma cachoeira com queda de aproximadamente 8 metros formando um poço de água cristalina e fria. Mata ciliar muito conservada sendo também pouco visitada. Caminhada de aproximadamente 1 hora.

Cachoeira Arco-Íris

É uma cachoeira que durante o inverno fica quase seca. Forma-se entre outras figuras, um arco-íris ao cair de suas águas. A trilha até esse atrativo é rica em espécies de plantas do cerrado. A duração da caminhada é de 1 hora aproximadamente.

Milho Verde: convite a um belo mergulho

Milho Verde: convite a um belo mergulho

Cachoeira do Moinho

Após uma sucessão de piscinas naturais, que correm sobre uma lage, as águas desabam em duas grandes quedas, para mais abaixo formar o rio Jequitinhonha. Existe um bar no local que funciona nos feriados e em ocasiões de maior fluxo turístico.

Cachoeira do Lageado

É um dos principais atrativos de Milho Verde e um dos mais visitados também. Estende-se por uma bela vargem bem ampla com a vegetação típica de campos rupestres. Formam várias cachoeiras e belas piscinas naturais. Distante 2Km da cidade.

Cachoeiras de Milho Verde: opções para os turistas

Cachoeiras de Milho Verde: opções para os turistas

Cachoeira do Carijó

Uma belíssima cachoeira com uma pequena queda de 8 metros e um poço médio. Localizado a 2,5km da cidade.

Cachoeira do Piolho

É uma das cachoeiras mais altas de Milho Verde com uma queda livre de 35 metros utilizada também para a prática de rapel. Tem esse nome devido aos pequenos diamantes, encontrados em seu leito, do tamanho de piolhos. Distante 3Km de Milho Verde.

Cachoeira dos Macacos

Localizada na Fazenda dos Macacos, tem águas cristalinas e frias. Trilha limpa em estrada de terra com o nome Cova dAntas. Está próxima à Cachoeira do Piolho e do rio Jequitinhonha. Distante aproximadamente 6 km de Milho Verde.

Cachoeira do Ausente

Cachoeira com pequenas piscinas naturais de águas cristalinas, pouco visitada. Está localizada a 6 km da cidade, num lugarejo chamado Ausente, com população predominantemente negra. Assim como o Baú é preciso atravessar o Rio Jequitinhonha. Neste lugar existe um senhor de nome Crispim que detém ainda algumas palavras do dialeto dos antigos escravos africanos. É conhecedor também da tradição dos Catopés.

As águas da Serra do Espinhaço proporcionam lindas imagens

As águas da Serra do Espinhaço proporcionam lindas imagens

Cachoeira Campo Alegre

Localizada a 8 km da cidade esta cachoeira é composta de várias outras pequenas quedas do mesmo rio. Para se chegar até ela caminha-se por uma belíssima trilha por onde em outros tempos passavam os tropeiros.

Cachoeira do Baú

Belíssima cachoeira com um poço médio, em terreno de aclive acentuado. No caminho atravessa-se o rio Jequitinhonha, também de nome Massagano. Baú é o nome de um povoado que é considerado um antigo quilombo. Sua população é predominantemente negra. Distante aproximadamente 8 km.

Fonte: ferias.tur.br

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: