Skip to content

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: concertos atraem amantes da boa música

21/04/2011

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já é uma das mais respeitadas do país reconhecida pela música de qualidade e pelos projetos inovadores que levam a música erudita para públicos diversificados em Minas Gerais, no Brasil e no Mundo, tendo como Diretor Artístico e Regente Titular, Fábio Mechetti.

Desde a sua estréia, em fevereiro de 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais vem cumprindo a sua missão de oferecer ao público um trabalho de excelência artística. Ao longo de seus primeiros anos de vida, conquistou o público mineiro, instigou aqueles que a ouviram em outros palcos e confirmou sua vocação de grande orquestra, apta a escrever um novo capítulo na história da música sinfônica mineira e brasileira. Não é a toa que no final de 2010 a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) premiou a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais como o melhor Grupo Musical erudito em 2010, pela excelência de suas apresentações ao longo da temporada.

Compõem a Filarmônica instrumentistas mineiros e de vários lugares do Brasil e do mundo. O talento e a dedicação desses artistas se harmonizam com um repertório ousado, abrangente e diversificado, oferecendo aos nossos ouvintes uma experiência musical única.

A orquestra foi responsável por trazer a Belo Horizonte, em 2009, solistas como Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Cristina Ortiz, Eliane Coelho, Shlomo Mintz e tantos outros. Na temporada de 2010 a Filarmônica de Minas continuou tendo em sua programação solistas convidados de grande envergadura nas esferas nacional e internacional, com apresentações de artistas como Nelson Freire, Ricardo Castro, Augustin Hadelich, Alban Gerhardt, além do retorno de Antonio Meneses, José Feghali, entre outros, e a regência de Yoav Talmi, Rodolfo Fischer, Roberto Minczuk e Roberto Tibiriçá.

Filarmônica de Minas Gerais: boa música que atrae pessoas de todo o Brasil

Filarmônica de Minas Gerais: boa música que atrae pessoas de todo o Brasil

A temporada de 2011 promete continuar esta trajetória de sucesso. Além dos espetáculos que contam com ingressos e assinaturas, a Filarmônica participa de projetos especiais que viabilizam o acesso a pessoas de baixa renda aos concertos. Veja abaixo os eventos da temporada 2011:

Série Allegro
Realizada em noites de quinta-feira, no Palácio das Artes, a série Allegro apresenta um repertório que inclui sinfonias e músicas de diferentes períodos históricos, trazendo, também, obras pouco conhecidas ou inéditas, além de solistas e regentes de renome internacional. Sempre às quintas-feiras, às 20h30

Série Vivace
Realizada em noites de terça-feira, no Palácio das Artes, a série Vivace, assim como a Allegro, apresenta uma programação atraente pela diversidade e pela participação de grandes nomes da música clássica mundial. Sempre às terças-feiras, às 20h30

Clássicos no Parque
Com um repertório que abrange a música sinfônica leve e diversificada, os concertos proporcionam momentos de beleza a um público amplo e heterogêneo. Realizados aos domingos, nos parques da cidade.

Concertos de Câmara
Uma experiência única, em que os naipes da Orquestra se apresentam separadamente. Os Concertos de Câmara acontecem em noites de sexta-feira, na Fundação de Educação Artística, e em finais de semana, no Inhotim.

Concertos para a Juventude
A iniciativa recupera uma tradição de concertos sinfônicos nas manhãs de domingo, dedicados à juventude. As apresentações têm ingressos a preços populares.
Sempre aos domingos, às 11h00.

Concertos Didáticos
São concertos fechados, de caráter didático, para grupos de crianças e jovens da rede escolar pública, instituições sociais e universidades. Além de apreciar a música, o público recebe informações sobre a orquestra e seus instrumentos, as obras e compositores.

Turnês Estaduais e Nacionais
As turnês estaduais levam a música clássica a diferentes regiões de Minas Gerais, possibilitando que outros públicos tenham o contato direto com música sinfônica de alta qualidade.

Conheça Fábio Mechetti

Foto de Eugênio Sávio

Foto de Eugênio Sávio


O diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais é nascido em São Paulo, em uma família de músicos, na qual o avô e o pai também eram maestros, Mechetti já se apresentou em diversas orquestras internacionais, como a Filarmônica de Auckland, na Nova Zelândia, e a Sinfônica de Spokane, nos Estados Unidos. Neste país ele é constantemente convidado para se apresentar em Festivais de Verão, além de intercalar sua função no Brasil com o cargo de Regente Titular e de diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Jacksonville, no estado da Flórida.

Fonte: Filarmônica de Minas Gerais e Revista Voe – TRIP Linhas Aéreas

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: