Skip to content

Mina da Passagem: maior mina de ouro aberta a visitação pública do mundo

12/10/2010

Minas Gerais é um grande expoente da riqueza do país, tendo o Ouro um importante papel para o nascimento de suas primeiras cidades, tais como Ouro Preto e Mariana. Naquela época os bandeirantes que iniciaram a interiorização do Brasil descobriram que nossas terras eram abundantes da presença do rico metal e iniciaram uma intensa exploração.

Quem visita, por exemplo, a cidade de Ouro Preto, nem imagina que abaixo de suas ruas íngremes e de suas construções históricas existe um labirinto formado pela lavra de toneladas de ouro.

Entre Mariana e Ouro Preto está um dos grandes atrativos da região e que nos remete aos tempos da exploração do metal dourado, a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta a visitação pública do mundo.

A Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos que a visitam. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da mina impressiona a todos. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro.

Decida a mina é feita é um trolley que chega a 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade

Decida a mina é feita é um trolley que chega a 315 metros de extensão e 120 metros de profundidade

Como diversas regiões de Minas Gerais, a Mina da Passagem guarda diversas lendas e contos que tornam a visita ainda mais emocionante, instigante e misteriosa. Histórias como a do Fantasma do Capitão Jackes e dos Meninos de Couro.

A Mina da Passagem também é referência quando o assunto é mergulho em cavernas. Após atingir o lençol freático, a água ocupou parte das galerias abertas para a lavra do ouro, proporcionando uma ótima opção para a prática esportiva. Confira imagens de como são realizados mergulhos na Mina neste vídeo:

A Gerente de Operações da D’Minas Turismo, Tati Campos, revela que a Mina da Passagem é um dos atrativos de maior apelo junto ao mercado internacional na região de Ouro Preto e Mariana. “Além do ser um espaço incrível, a mina tem uma história muito interessante, marcada pela riqueza e pelo sofrimento dos escravos que retiravam o ouro das imensas galerias”, destaca.

Que conhecer a Mina da Passagem? Consulte a D’Minas Turismo, o receptivo que oferta o melhor de Minas Gerais.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: