Skip to content

Serra do Cipó: uma ótima opção a 100 km da capital

08/09/2010

Você já se imaginou em um lugar repleto de cachoeiras, com águas cristalinas, uma natureza exuberante e uma rica história datada a mais 1,7 bilhões de anos? Este lugar existe, fica pertinho de Belo Horizonte e é um dos roteiros comercializados pela D’Minas Turismo.

Estamos falando do Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos conjuntos naturais mais encantadores do mundo e que apesar de estar apenas a 100 km de Belo Horizonte, muita gente ainda não conhece. O parque que se localiza na região sul da Cordilheira do Espinhaço é especial, pois reúne características únicas, pois seus 100 mil hectares são formados pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica, os dois mais ameaçados do país, diversos rios, a região é um divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, canyons, cavernas, sítios arqueológicos preservados e inúmeras cachoeiras que encantam turistas de todo mundo.

Cachoeira Grande: um dos destaques da região

Cachoeira Grande: um dos destaques da região

Pelas suas características naturais a região também se transformou numa das principais referências para praticantes de esportes de aventura e ecoturismo, que encontram na Serra do Cipó o local ideal para realizarem trekkings e caminhadas, canoagem, rapel, escaladas, dentre outras atividades.

A história da Serra do Cipó

Por volta do século XVIII, bandeirantes, tropeiros e escravos atravessavam a serra a procura de ouro e pedras preciosas. Por ali, transportavam mercadorias e davam sustento a base da mão-de-obra colonial. Ao se embrenhar pelo nordeste mineiro, chegaram à vila do Serro Frio e ao arraial do Tejuco, atuais cidades do Serro e Diamantina. Desta época ainda restam vestígios, uma estrada de pedra, construída pelos escravos, que está acima da famosa cachoeira Véu da Noiva.

Véu da Noiva: contato com a natureza é ponto forte

Véu da Noiva: contato com a natureza é ponto forte

Mas sua importância histórica é ainda mais antiga e pode ser comprovada pela existência de sítios arqueológicos com vestígios de comunidades primitivas que deixaram seus desenhos e pinturas rupestres presentes em paredões, grutas e cavernas. Estimasse que os registros tenham entre 2 a 12 mil anos de existência. Nos roteiros é possível fazer passeios de canoa e conhecer este importante registro da história da humanidade.

Belezas naturais e místicas

A Serra do Cipó é uma região bastante rica em cursos d’água, pois vários são os rios que têm suas nascentes localizadas dentro da área do Parque, e que correm em direção ao rio Mascates e Bocaina que por sua vez formam o rio Cipó, seguindo viagem em direção ao rio das Velhas, na bacia do São Francisco.

Devido ao relevo acidentado da região, estimasse que a mais de 1,7 bilhões de anos a região era um mar, várias são as cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais formadas, gerando um grande fluxo turístico para a localidade nos meses de verão. A presença de grande número de riachos e nascentes, ainda pouco afetados por atividades humanas, abre a possibilidade de se utilizar as águas da Serra do Cipó como padrão de referência para ambientes aquáticos de ótima qualidade, equilibrados e com elevada diversidade biológica.

O clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual de 21°C. De abril a novembro, período seco é o melhor período para cruzar os rios, tomar banhos e praticar rapel. No restante do ano, chove mais, as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação, mais florida.

Para completar a região também é reconhecida como um local místico, uma terra de cristais e discos voadores.

Esta é mais uma região de Minas Gerais que deve receber a sua visita ou de seus clientes. Uma região especial que está muito próxima de Belo Horizonte, de fácil acesso e com uma diversidade de atrativos que encantam milhares de turistas que visitam a serra durante todo o ano.

Diferencie-se com um roteiro que vai marcar a sua passagem ou de seus clientes por Minas Gerais.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. ODILON SILVA - RJ permalink
    03/02/2011 2:25 am

    EU JÁ FUI NA SERRA DO CIPO, LINDO, LINDO, O VISUAL E DEMAIS, MARAVILHA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: