Skip to content

Inhotim: o lugar onde a natureza e a arte se encontram

11/07/2010

“Impressionante”, o slogan do Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, não foi criado por acaso, é a tradução da opinião das pessoas que tem a oportunidade de conhecer um lugar que é capaz de surpreender pela beleza e ousadia de suas obras e espaços.

Também não é a toa que Inhotim vem a cada dia obtendo reconhecimento nacional e internacional. O espaço recebeu do Guia 4 Rodas Brasil 2010, pelo quarto ano consecutivo, a classificação máxima, com cinco estrelas na categoria ‘Passeio’. Na edição de 2010 Inhotim figura entre as 28 melhores atrações do Brasil, ao lado locais reconhecidos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e Bahia dos Porcos em Fernando de Noronha. Em 2007, o museu concorreu, com outras 20 atrações turísticas de todo o país, ao prêmio de “Melhor Atração Turística do Brasil”, promovido pelo Guia 4 Rodas através da votação “O Melhor do Guia Brasil 2008”. Inhotim ficou classificado em terceiro lugar, atrás de Rio Prata, em Bonito, e da Chapada Diamantina, na Bahia. Em 2009 o museu foi eleito pela revista inglesa de Artes, Design e Estilo, Wallpaper, como um dos 40 lugares mais fantásticos para se visitar no mundo.

Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim ocupa uma área de 97 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional, formado por pinturas, esculturas, desenhos, vídeos, fotografias e instalações.

A D’Minas Turismo o convida a conhecer um pouco mais sobre a grandiosidade deste museu que está a frente do tempo, que nos remete a contemporaneidade quando o assunto é arte, arquitetura e natureza.

Arte Contemporânea

O acervo de arte do Inhotim vem sendo formado desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente dos anos 1960 até os nossos dias. Obras de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidas em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico.

Os espaços expositivos são divididos entre onze galerias dedicadas a obras permanentes, outras quatro para obras temporárias e diversas obras de arte espalhadas pelos jardins.

Os clássicos fuscas: periodicamente a exposição dos carros muda de lugar

Os clássicos fuscas: periodicamente a exposição dos carros muda de lugar

Bienalmente uma nova mostra temporária é apresentada, com o intuito de divulgar as novas aquisições e criar reinterpretações da coleção, e novos projetos individuais de artistas são inaugurados, fazendo de Inhotim um lugar em constante evolução.

Segundo o diretor artístico do Instituto Inhotim e um dos curadores da instituição, Jochen Volz, “a ideia de destino é a própria síntese desse lugar. Afinal, o Inhotim não é uma instituição na qual se passa. Inhotim é sempre um destino”.

As galerias permanentes foram desenvolvidas especificamente para receber obras de Tunga, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Janet Cardiff & George Miller e Doug Aitcken. As galerias temporárias – Lago, Fonte, Praça e Mata – têm cerca de 1 mil m² cada uma e contam todas elas com o mesmo tipo de arquitetura, com grande vãos que permitem aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de vídeo, instalação, pintura, escultura, etc.

Jardim Botânico

A área total do Jardim Botânico Inhotim, em constante crescimento, está distribuída em seus dois principais acervos: Reserva Natural, com 300 hectares de mata nativa conservada, e área de visitação, com 97 hectares de jardins de coleções botânicas e cinco lagos ornamentais que somam 3,5 hectares de área. Mas os jardins de Inhotim não são somente um local de contemplação estética.

É neste contexto de rara beleza que Inhotim realiza estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, conservação ex situ e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade.

Jardim Botânico: planejamento na composição da paisagem

Jardim Botânico: planejamento na composição da paisagem

Atualmente são cultivadas, no jardim botânico Inhotim, mais de 4.000 espécies de plantas. O acervo botânico é bem representado por grupos com valor paisagístico, sendo uma das maiores coleções brasileiras de palmeiras, com mais de 1.300 espécies crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de 450 espécies, a maior coleção viva desta família no hemisfério sul. As orquídeas estão representadas por 334 espécies. Ao todo, são mais de 165 famílias botânicas, 851 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies de plantas vasculares. Tamanha diversidade de espécies vegetais faz do Inhotim um espaço único, tornando-o um excelente ambiente para a difusão de valores ambientais.

Ações Educativas

Através da ação educativa existente no museu, cerca de 1500 alunos das redes particulares e públicas de ensino de Brumadinho e da Grande Belo Horizonte visitam Inhotim toda semana. Os programas educativos promovem uma série de ações para aproximar a sociedade dos valores da arte, do meio ambiente, da cidadania e da diversidade cultural, atuando em duas frentes – Arte Educação e Educação Ambiental.

Ações sociais

Inhotim acredita que seu papel na comunidade extrapola a esfera de agente cultural e que é necessário criar e potencializar estratégias de desenvolvimento local, preservação do patrimônio e do meio ambiente, geração de renda, turismo, educação, esporte, saúde e infra-estrutura de Brumadinho.

Por meio da Diretoria de Cidadania, Inclusão e Ação Social, a instituição participa ativamente da formulação de projetos para a melhoria da qualidade de vida na região. Um exemplo disso é o projeto ‘Brumadinho: uma cidade musical’, desenvolvido pelo Instituto em parceria com mais de 30 representantes culturais, bandas, grupos musicais, músicos independentes, associações e estabelecimentos culturais de Brumadinho. O programa promove a potencialização das ações que envolvem a música e as manifestações culturais da cidade através do Coral Inhotim Encanto e a Iniciação Musical desenvolvidos com as quatro bandas existentes no município.

Eventos

O Inhotim também disponibiliza diversos espaços para a realização de eventos corporativos como congressos, simpósios, confraternizações, reuniões, entre outros. Realizar um evento em Inhotim é participar da consolidação desse lugar que direciona todas as suas atividades para o interesse público. E com certeza agregará um alto valor diferenciado a qualquer que seja a ação de relacionamento ou promocional planejada.

Inhotim é dotado de amplo menu de serviços e equipe de suporte devidamente treinada. O local conta com salas de reuniões, teatro, ateliers, semi arena, cafeteria e restaurantes. Conta também com opções variadas de coffee break, almoço e coquetéis para eventos.

Gastronomia

Em Inhotim, os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados.

O Restaurante Inhotim possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da instituição. O cardápio é formado por um excelente e variado bufê de saladas, pratos à lá carte, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Idealizado pelo designer Paulo Henrique Bicalho, o Ganso, o bar do Inhotim é um espaço agradável para tomar um drink com os amigos e apreciar a deliciosa culinária internacional. No cardápio, pratos à lá carte, drinks, petiscos e lanches mais leves. O Bar é uma verdadeira galeria de arte com peças assinadas por renomados designers brasileiros, iluminação especial e ambientação que remete aos anos 50 e 70.

Localizada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, a cafeteria é o ambiente ideal para saborear um delicioso café, especialidades da casa. O Café do Teatro também possui diversas opções de bebidas quentes e geladas, sanduíches, salgados e doces. O público do Inhotim pode ainda conferir outros espaços gastronômicos como a Omeleteria, Cachorro quente e também lanchonetes.

Inhotim: um lugar para se encantar

Inhotim: um lugar para se encantar

Loja

A Loja do Inhotim, localizada na entrada do museu, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos e produtos da culinária típica regional. A renda obtida com a comercialização é revertida para programas da Ação Social da instituição.

Se após todas estas informações você ainda não se convenceu sobre o real sentido do slogan do Instituto Inhotim, indico alguns depoimentos presentes em alguns blogs e sites da web.

O Starte da Globo News apresentou dois programas sobre Inhotim. Confira a matéria clicando aqui.

O Blog Matraqueando de Silvia Oliveira fez uma série dividida em quatro posts discorrendo sobre Inhotim. Confira cada post clicando nos seguintes links: O Complexo –  Jardim BotânicoCidadania e EducaçãoArte Contemporânea.

O Blog Viaggio Mondo de Fê Costta cita a visita a Inhotim como imperdível. Clique aqui e confira a matéria

Já para o Blog RadarX de Milton Filho Inhotim é o lugar mais surpreendente do Brasil. Confira matéria clicando aqui

Os estrangeiros também destacaram Inhotim. Confira nas matérias abaixo:

A Treehugger publicou a matéria Inhotim: A Museum Complex Inside a Tropical Park com informações e fotos sobre o atrativo.

Inhotim foi destaque na Wallpaper como um dos 40 lugares mais fantásticos do mundo para visitar.  Confira matéria clicando aqui

Lucila Vilela também publicou em seu Blog Interartive a matéria Segunda naturaleza: una visita al Instituto Inhotim que vale a pena ser lida.

E por fim indicamos as fotos de Inhotim no Flickr da D’Minas Turismo.

Conheça Inhotim com a D’Minas Turismo e surpreenda-se. Se você é operador, tenha este produto na sua prateleira e surpreenda seus clientes.

Fonte: Instituto Inhotim

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. regiane virginia da cunha nogueira permalink
    03/10/2012 11:50 pm

    simplesmente encantador,maravilhoso jamais visitei lugar como este!!!!!!!!!!!!!!explendido!!!

    • dminasturismo permalink*
      04/10/2012 4:26 am

      Regiane,

      Inhotim é mesmo um lugar único que mexe com nossa imaginação.

      Obrigado pelo seu testemunhal, pois vale muito a pena conhecer este atrativo que fica pertinho de BH.

Trackbacks

  1. Blogagem Coletiva: Meus 7 links! « Blog da D'Minas Turismo – Viagens Inesquecíveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: