Skip to content

Diamantina: Patrimônio Cultural da Humanidade

24/03/2010

Iniciamos os trabalhos do Blog Viagens Inesquecíveis com a viagem técnica que a própria equipe D’Minas Turismo realizou em Diamantina no último final de semana. Uma viagem mágica a uma cidade que está preparada para receber turistas do mundo inteiro, pelos atrativos culturais e naturais e pela simpatia do seu povo que acolhe a todos com um sorriso no rosto.

Diamantina é considerada patrimônio cultural da humanidade sendo a porta de entrada para o Vale do Jequitinhonha, característica presente no artesanato que é comercializado na cidade. Uma cidade que mantém um centro histórico preservado e conservado e que tem uma rica tradição em festas e comemorações religiosas e populares.

Antigo Arraial do Tejuco, Diamantina teve na exploração do Ouro e do Diamante a principal atividade econômica que garantiu a expansão da população e fez da cidade uma das mais visadas no estado. Não é a toa que um dos principais atrativos é visitar o Museu do Diamante com um acervo que demonstra como o garimpo foi importante para o desenvolvimento da cidade, para a fortuna de alguns e escravidão de outros. O museu funciona na casa que abrigou o inconfidente Padre Rolim.

Museu do Diamante

Museu do Diamante

A arquitetura do casario e das igrejas centenárias é outra característica marcante na passagem pela cidade. Igrejas como a Nossa Senhora do Rosário e da Matriz de Santo Antônio e a Casa da Glória, são dignas de apreciação e cheias de histórias que prendem a atenção dos turistas.

Casa da Glória

Casa da Glória

A cidade é conhecida também por ser a terra de Juscelino Kubitschek, o homem que fez o Brasil crescer 50 anos em 5 e da escrava Chica da Silva, a negra que desfrutou do poder e das regalias dos brancos. Ambos expoentes da história de Diamantina tem suas casas como centros de referência, onde é possível voltar ao tempo e conhecer um pouco mais sobre a história de Minas e do Brasil.

Vista da Casa onde morou Chica da Silva

Vista da Casa onde morou Chica da Silva

Outro espaço muito interessante é o Centro Cultural David Ribeiro, conhecido popularmente como Mercado Velho. Este espaço que já foi local de comercialização de mercadorias trazidas pelos tropeiros, hoje é ponto de encontro na cidade que reúne a tradicional feira de artesanato, comidas e bebidas típicas da região.

Mercado Velho

Mercado Velho

Antes de ir embora vale a pena conhecer as cachoeiras da região, no caminho ver as pinturas rupestres pintadas nos paredões e dar um pulo na charmosa Vila de Biribiri, local que tem uma história recente, mas muito instigante.

Cachoeira da Sentinela: um paraíso em Diamantina

Cachoeira da Sentinela: um paraíso em Diamantina

Diamantina é um dos roteiros mais importantes de Minas Gerais, pois consegue reunir uma quantidade de atrativos em uma única região. Com certeza este destino merece a sua visita.

Diamantina: vale a pena conhecer

Diamantina: vale a pena conhecer

A D’Minas esteve lá, aprovou e recomenda.

Visita técnica

Além de todos os atrativos a cidade possuiu infra-estrutura básica para atendimento as necessidades dos turistas. Pousadas que revelam o verdadeiro charme da cidade, além de hotéis mais modernos que atendem as expectativas de um público que quer curtir toda cultura e história de Diamantina sem dispensar a comodidade de um hotel classe turística encontrado nas grandes capitais do país.

Bons restaurantes e bares que proporcionam ao turista experimentar a verdadeira comida mineira e degustar o que de melhor nós temos em termos de gastronomia.

A D’Minas Turismo já tem roteiros formatados para que sua visita em Diamantina seja marcante. Consulte-nos.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Rosângela Bitar Abdanur permalink
    14/04/2010 10:02 pm

    Querida Tatiana,

    Parabéns pela apresentação sobre Diamantina. Tenho certeza que você vai longe.

    Realmente Diamantina é uma cidade linda. O povo é acolhedor demais.

    Adorei quando fui passear lá.

    Continuo aguardando a oportunidade de trabalhar com você.

    Parabéns!!!!!

    Abraços para todos.

    Rosângela

    • dminasturismo permalink*
      15/04/2010 12:18 am

      Querida Rosângela,

      Obrigado pela sua mensagem e pelo relato sobre esta linda cidade mineira. Afinal você é uma turista que conhece o mundo inteiro e que sabe o que realmente é bom. Diamantina reserva muitos atrativos para os turistas. A D’Minas está operado roteiros para aquela região com a qualidade que você já conhece.

      Um abraço,

      Equipe D’Minas Turismo

  2. gabriel permalink
    26/08/2012 12:55 am

    Diamantina me espera ano que vem!

    • dminasturismo permalink*
      04/10/2012 2:37 am

      Venha mesmo Gabriel, pois Diamantina é tudo de bom.

      Um abraço

      Equipe D’Minas Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: